Um pouco da nossa história nesses 50 anos.

Fundada em 1969 no antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), a pós-graduação do IESP-UERJ consolidou-se ao longo dos anos como líder na produção de qualidade, seguindo a fórmula de aliar o ensino a uma sólida base de pesquisa acadêmica, nos campos da Ciência Política e Sociologia. Em resposta às restrições políticas impostas pelo golpe civil-militar de 1964, nossa pós-graduação se constituiu rapidamente em um espaço aberto e plural de reflexão acerca de questões políticas e sociais do país e do mundo. Da fundação de nosso instituto participaram pesquisadores oriundos do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), órgão ligado ao Ministério da Educação e Cultura fechado em 1964. Muitos dos componentes desta primeira geração de cientistas sociais, obtiveram seus doutorados nos Estados Unidos, algo então inaudito no cenário acadêmico brasileiro.

Foi no Instituto que surgiu o segundo mestrado em Ciência Política do Brasil (1969), à época com apoio importante da Fundação Ford, e um dos primeiros mestrados em Sociologia do país, fundado em 1973. Em 1982, criamos um doutorado em Ciência Política, o primeiro do Brasil. O instituto também contribuiu decisivamente para a consolidação institucional da pós-graduação nas áreas de Ciência Política e Sociologia, sendo um dos principais artífices da fundação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) em 1977 e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) em 1986.

Depois de uma crise financeira de quase uma década, os docentes, discentes e funcionários do antigo IUPERJ migraram para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Agora na nova universidade, a instituição passou a se chamar Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).

Nesses 50 anos de existência, 540 teses de doutorado e 629 dissertações de mestrado foram defendidas por nomes que hoje integram os quadros docentes de universidades de prestígio em todo país e no exterior, ou seguiram carreiras em tipos variados de instituições públicas e privadas. Desde 1966, o Instituto edita a revista DADOS, um dos principais e mais longevos periódicos acadêmicos das Ciências Sociais brasileiras, com alto impacto nas ciências sociais no Brasil e ampla projeção internacional.

O corpo docente dos Programas de Sociologia e Ciência Política do IESP-UERJ é composto por professores permanentes com formação em universidades do Brasil e do exterior, além de inúmeros pesquisadores associados, colaboradores e visitantes. A excelência do ensino está intimamente ligada à qualidade da pesquisa desenvolvida na Casa, seja por pesquisadores individuais ou nos vinte grupos de pesquisa sediados na instituição.

Em 2019, nossa pós-graduação completa 50 anos de uma história de consolidação e crescimento em cenários nem sempre propícios. Com excelência reconhecida por diferentes agências de avaliação, os programas de mestrado e doutorado em Ciência Política e Sociologia do IESP-UERJ continuam se dedicando à reflexão sobre nossa democracia e nossas desigualdades de modo plural e rigoroso, em amplo diálogo com o debate público nacional e internacional.

Linha do tempo da pós-graduação do IESP-UERJ